Entrar

Fazer lista de supermercado é uma das tarefas mais complicadas da casa. É necessário primeiramente identificar os hábitos alimentares dos moradores e quantas refeições são feitas por dia. Montar um cardápio semanal é uma boa saída para racionalizar as compras e ter sempre o básico e necessário na geladeira e na despensa.

Não deixe de prestar atenção à vida útil de cada item da lista. As verduras, por exemplo, começam a murchar em pouco tempo e devem ser consumidas rapidamente, portanto devem estar sempre na lista semanal de supermercado. Os frios duram mais ou menos uma semana depois de abertos e as frutas e legumes têm uma durabilidade maior.

Confira algumas dicas de como organizar lista de supermercado e evite esquecer itens importantes ou comprar algo sem necessidade.

Itens essenciais para o dia a dia:

Frutas: Maçã, banana, mamão, uva, abacaxi, ameixa, morango e pêssego.

Verduras e legumes: legumes coloridos e folhas variadas.

Massas: Macarrão e variações.

Grãos: arroz, feijão, ervilha, milho e lentilha.

Laticínios: Requeijão, manteiga, iogurtes e queijos.

Frios: peito de peru, presunto e salame.

Águas e bebidas: sucos, refrigerantes, água mineral.

Café e matinais: pó de café, achocolatados, cereais, torradas e pães.

Carnes, peixes e aves

Produtos de limpeza: detergentes, desinfetantes, alvejantes, limpadores multiuso, entre outros.

Produtos de higiene: papel higiênico, absorventes, shampoo, creme dental, cotonetes, entre outros.

Dicas

 

  • Organize o cardápio que será servido na semana e anote todos os ingredientes que serão usados na preparação dos pratos.
  • Cada vez que você for ao supermercado, organize os produtos da despensa de acordo com a data de validade, colocando na frente os que irão vencer primeiro.
  • No dia anterior às compras, limpe a geladeira, retire todos os alimentos vencidos e anote os que estão faltando.